Hoje gostaria de falar de um tema muito importante para pais e professores, a respeito da auto estima. Ouvimos muito dizer isso sobre os adultos, mais não sabemos que isso poderá ser algo obtido desde a infância! Mais o que é Auto estima? Nada mais e do que a capacidade de gostarmos de nós mesmo, e a certeza de que podemos realizar um monte de coisas, e a auto confiança... Nossa auto estima vai sendo formada desde o momento em que nascemos. Todas as experiências que resultam em satisfação, alegria, vão formando uma auto estima positiva. Quando a mãe brinca com o bebe, e ele sorri, quando ela repete as palavras que o bebe fala, isso vai fazendo com que ele se sinta importante, e como se a mãe dissesse: "você e especial". Para que a criança se desenvolva, ela terá que passar por vários obstáculos, tais como: aprender a falar, andar, etc... E para isso ela precisará do apoio dos pais para que passem segurança para elas. Aos adultos caberá a tarefa de mostrar o máximo que puderem do mundo ao seu redor, e possibilitar o maior número de experiências positivas as crianças. E o que vejo no comportamento daqueles pais amorosos que levam o filho ao parque e começam a apontar para tudo: "Olha lá o patinho!" "Olha que lindo o cachorrinho" "Passa a mão no pelo dele, olha como e macio". E bem diferente daquele pai ou mãe que quando a criança diz: Pai, vamos lá ver o patinho?”O pai responde: "Não, o pato vai bicar você". Ou "Mãe, vamos passear na pracinha?" e a mãe responde: "Não, lá na pracinha tem bandido que pega as crianças". Cada pai/mãe apresenta uma determinada visão de mundo a seu filho.

Neste processo, a atitude e os comentários dos pais e professores acerca dos sucessos e insucessos das crianças são decisivos para a sua auto estima. Como a criança que esparramou muita cola e ouvir dos pais ou professores: "Como você e desastrado! Você não consegue fazer nada direito mesmo!". Esta criança terá um auto conceito bem diferente daquela outra, que diante da mesma situação, ouviu algo como: "Você colocou muita cola, da próxima vez, use a cola com mais cuidado". Nesse exemplo, vemos que com simples atitudes, podemos construir crianças com maior auto estima.

Orientar a criança sobre o que ela pode fazer para conseguir um resultado melhor: "Se você usar menos cola, o trabalho ficara melhor". Assim você estará ajudando a criança a descobrir maneiras de obter resultados positivos.

Algumas dicas para que possamos construir crianças com uma auto estima positiva:
  1. Não julgar a criança a partir do seu comportamento. Não confundir sua identidade (quem ela é), com o seu comportamento (o que ela faz);
  2. Não rotular a criança, dizendo: (Você é agressiva, você é agitada). Mais preferir usar o verbo estar: (Você esta agitada, Você esta agressiva). Isso demonstra que o comportamento dela pode mudar;
  3. Não comparar a criança com outras crianças. "Olha como fulano escreve bonito, porque você não faz igual fulano".
  4. Estimular ao máximo a criança. Quando ela faz um desenho e o que você vê são somente rabiscos, você diz: "Olha que lindo o que e isso? um pássaro? que lindo. E não dizer: "Ha, são só rabiscos...." a criança fez aquele desenho baseado em seus pensamentos, então você está dizendo, "o que você pensa não me interessa!”“.
São pequenos gestos que como pais e professores poderão fazer a diferença.
Certa vez li um texto que se intitulava: "Com quantos beijinhos que se constrói a auto estima de uma criança?" A resposta não pode ser exata. Apenas se pode dizer que com muitos: muitos beijos, carinhos, pequenos agrados que demonstrem "Você é alguém especial, você tem muito valor".
Ótimo fim de semana e que Deus possa vos abençoar cada vez mais!
Texto tirado do site: http://ministeriokids4god.blogspot.com e adaptado por Willy Eduardo (Professor de Informática do Colégio Adventista de Tupã);

Comments (0)